Novo Fusca chega em novembro Nova geração do Beetle resgatará nome de clássico nacional. Preço será divulgado no Salão de SP
Portal do Automóvel
Nova
versão do Beetle sofreu adaptações para o mercado nacional e recebeu o
nome Fusca (foto: Renata Viana de Carvalho/Autoesporte)
A suspeita já pairava no ar. Mas nesta noite, a Volkswagen realiza evento em São Paulo para oficializar a nova geração do Beetle no Brasil. A novidade é que o compacto resgatará o nome de um dos maiores clássicos brasileiros: Fusca. O
preço anão foi confirmado, mas o lançamento do compacto acontecerá no
Salão do Automóvel, que abre as portas para o público no dia 24 de
outubro. As vendas terão início na semana seguinte.
Com
motor 2.0 TSI de 200 cavalos de potência, o modelo poderá ser equipado
com câmbio automático DSG ou manual, ambos de seis marchas. Haverá
diversas opções de cores internas e externas. O novo Fusca
vai ter seu maior apelo na esportividade e virá importado do México -
mais precisamente da fábrica de Puebla. Segundo a marca alemã, o modelo é
capaz de chegar aos 100 km/h em 7,3 segundos e tem velocidade máxima de
210 km/h.
Lançado no Salão de Xangai de 2011, o Beetle
recebeu um tratamento especial da VW, que permitiu que o modelo fosse
vendido em cada país com o seu "apelido" local. Por isso mesmo ele
voltou a ser Fusca por aqui, Coccinelle na França e Maggiolino na Itália, entre outros.
No documento e na traseira, um só emblema: Fusca (foto: Renata Viana de Carvalho/Autoesporte)
Legado
Membros
da Confraria do Fusca, presentes ao evento, aprovam o retorno do nome.
"A silhueta é a mais próxima desde o surgimento do Beetle", diz Francisco Varca Júnior, dono de oito Fuscas, um Beetle
e uma coleção de 1843 miniaturas de do ícone brasileiro. Henrique
Sampaio, gerente de marketing de produto da Volkswagen, disse que o nome
foi muito estudado e aprovado em clínicas. "Tem a ver com o carro, com a
marca. Faz parte da história de vida de muitas pessoas", diz. Para
ele, o Fusca vai atingir todo o público que busca um carro de nicho, independentemente da idade. Quem busca esportividade e design.
O Fusca original começou a ser fabricado no Brasil em 1959 com o nome VW Sedan.
Começou com índice de nacionalização de 54%, montado em São Bernardo do
Campo (SP) com motor 1.200 de apenas 30 cavalos. Mas logo passou a ser
oferecido em outras versões mais animadas, além de dar início a uma
família da qual fizeram parte Sedan 1.600, TL e Brasília.
Saiu de produção em 1986, mas em 1993 o simpático carrinho foi
ressuscitado pelo então Presidente da República, Itamar Franco. Essa
nova fase durou pouco, apenas até 1996, quando sua produção foi
definitivamente encerrada.
Em 1997, a VW lançou nos EUA a nova geração do modelo. Batizada de New Beetle,
a nova versão do carro foi vendida no Brasil sem utilizar seu nome
nacional e teve até versão conversível. A produção seguiu até o início
de 2011, quando a VW oficializou o novo Beetle, que abandonou o "New" de seu nome.
Comentários