Mercado brasileiro tem maior agosto da história Carros populares fizeram vendas subirem 15,4% no mês
Portal do Automóvel
O governo brasileiro segurou até quase o último momento o anúncio de que o IPI
reduzido seria prorrogado. E mais uma vez, conseguiu fazer o mercado
brasileiros de veículos explodir de vender. No maior agosto da história
da industria no país, foram emplacados 405.518 automóveis e comerciais
leves, volume 15,4% maior que o obtido em julho (351.394 unidades) e
31,7% superior ao registrado em agosto de 2011, que somou 307.780 carros
comercializados. "Tínhamos feito uma projeção para 380 mil unidades, é o
melhor mês desde que a indústria se instalou", celebrou Flavio
Meneghetti, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave).
O principal combustível desse crescimento foram, claro, os carros populares com motor 1.0 litro, maiores beneficiados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados. Estes não estão pagando IPI desde o fim de maio, e tiveram um abatimento razoável de cerca de 10% nos preços. Suas vendas foram tão fortes, que o Volkswagen Gol, líder de vendas no Brasil, ultrapassou a casa das 30 mil unidades, totalizando 32.634 unidades. Com a forte demanda, estimulada pelo receio do fim do desconto no imposto, os estoques nas lojas, antes acima dos 40 dias, baixaram para 27 dias, chegando a cair para 15 dias, dependendo do modelo de interesse.
"Muita gente que ia comprar um carro usado optou por um novo, por causa do financiamento, que também segue favorecido pela redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). E além do mercado estar aquecido, a indústria e as concessionárias também fizeram campanhas. Isso contribuiu ainda mais para esse cenário", aponta Meneghetti. Com o IPI menor prorrogado até outubro, a Fenabrave espera que o mercado continue aquecido, embora reconheça que houve antecipação nas vendas gerais. A entidade acredita em um crescimento de até 8% no acumulado do ano, resultado que será surpreendente diante das sucessivas quedas registradas até maio.
O principal combustível desse crescimento foram, claro, os carros populares com motor 1.0 litro, maiores beneficiados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados. Estes não estão pagando IPI desde o fim de maio, e tiveram um abatimento razoável de cerca de 10% nos preços. Suas vendas foram tão fortes, que o Volkswagen Gol, líder de vendas no Brasil, ultrapassou a casa das 30 mil unidades, totalizando 32.634 unidades. Com a forte demanda, estimulada pelo receio do fim do desconto no imposto, os estoques nas lojas, antes acima dos 40 dias, baixaram para 27 dias, chegando a cair para 15 dias, dependendo do modelo de interesse.
"Muita gente que ia comprar um carro usado optou por um novo, por causa do financiamento, que também segue favorecido pela redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). E além do mercado estar aquecido, a indústria e as concessionárias também fizeram campanhas. Isso contribuiu ainda mais para esse cenário", aponta Meneghetti. Com o IPI menor prorrogado até outubro, a Fenabrave espera que o mercado continue aquecido, embora reconheça que houve antecipação nas vendas gerais. A entidade acredita em um crescimento de até 8% no acumulado do ano, resultado que será surpreendente diante das sucessivas quedas registradas até maio.
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