RENAULT LANÇA NOVO CLIO POR R$ 23.290
PORTAL DO AUTOMÓVEL
Quando o Sandero chegou, em 2007, a Renault depenou o Clio hatch e o
reposicionou no segmento de entrada, com preços bem acessíveis. Mas ele
ficou um tanto esquecido na gama, mantendo vendas razoáveis apenas em
função do custo. Percebendo o potencial desse segmento de entrada, a
marca francesa resolveu olhar com mais carinho para o modelo importado
da Argentina. O jeitão de carro dos anos 90 continua, mas ele ganhou
novo visual dianteiro e retoques na parte traseira e no interior. Além
disso, o velho motor 1.0 16V Hi-Power foi todo retrabalhado para
garantir mais desempenho e economia. Mas a melhor notícia é que os
preços caíram quase R$ 1 mil, apesar das mudanças. A versão Authentique
duas portas parte de R$ 23.290, preço que sobe R$ 1 mil na versão quatro
portas. A terceira opção, mais equipada, é a Expression, de R$ 24.950,
apenas na configuração com portas traseiras. Só modelos como o defasado
Fiat Mille e o Ford Ka conseguem ter preços inferiores, sendo que o Ka
só tem versão de duas portas.
A dianteira recebeu novos faróis, para-choques, capô e entradas de ar,
além de uma grade mais estreita em “V”. A tomada de ar inferior, em
forma de trapézio, tenta deixar o compacto com aspecto mais jovial. A
inspiração óbvia é a quarta geração do Clio apresentada no Salão de
Paris, duas à frente da nossa. O que não aplaca a tristeza de não ter o
atual modelo francês em nosso mercado.
Na parte de trás as mudanças foram bem mais econômicas. As lanternas
são iguais, apenas com nova disposição das luzes. Agora há aerofólio com
brake-light e dois vincos horizontais na tampa. Por dentro, o quadro de
instrumentos ficou igual ao de Logan e Sandero, com marcadores de nível
de combustível e temperatura digitais (um tanto imprecisos), além do
computador de bordo. O conta-giros tem quatro áreas demarcadas para
indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia
de combustível.
Aliás, economia foi o grande objetivo das mudanças mecânicas do carro,
que inclui pneus de baixa resistência a rolagem. O motor tomou
emprestadas as bielas e a bomba de óleo do motor 1.2 16V turbo usado na
Europa, e teve a taxa de compressão alterada para 12:1 (era 10:1).
Segundo a Renault, o propulsor recebeu 71 peças novas, como junta de
cabeçote, borboleta de aceleração, injetores, coletor de admissão de ar e
pistões (agora refrigerados por jato de óleo).
Ainda segundo a marca, o Clio passa a ser o modelo mais econômico da
categoria, com etiqueta A do Inmetro, e já atende às normas de emissão
que entram em vigor em 2015. Outra novidade são os kits visuais externos
e internos, que deixam o carro mais jovial e com aparência menos
espartana. Os preços dos kits ainda não foram revelados, mas a montadora
promete valores bem acessíveis. A garantia de três anos está mantida, e
agora as revisões têm preços fixos. Com tanta agressividade comercial, a
empresa espera que as vendas do Clio cresçam 30% em 2012.
Comentários