RENAULT LANÇA NOVO CLIO POR R$ 23.290

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Renault Clio 2013 (Foto: Renault)

Quando o Sandero chegou, em 2007, a Renault depenou o Clio hatch e o reposicionou no segmento de entrada, com preços bem acessíveis. Mas ele ficou um tanto esquecido na gama, mantendo vendas razoáveis apenas em função do custo. Percebendo o potencial desse segmento de entrada, a marca francesa resolveu olhar com mais carinho para o modelo importado da Argentina. O jeitão de carro dos anos 90 continua, mas ele ganhou novo visual dianteiro e retoques na parte traseira e no interior. Além disso, o velho motor 1.0 16V Hi-Power foi todo retrabalhado para garantir mais desempenho e economia. Mas a melhor notícia é que os preços caíram quase R$ 1 mil, apesar das mudanças. A versão Authentique duas portas parte de R$ 23.290, preço que sobe R$ 1 mil na versão quatro portas. A terceira opção, mais equipada, é a Expression, de R$ 24.950, apenas na configuração com portas traseiras. Só modelos como o defasado Fiat Mille e o Ford Ka conseguem ter preços inferiores, sendo que o Ka só tem versão de duas portas.

A dianteira recebeu novos faróis, para-choques, capô e entradas de ar, além de uma grade mais estreita em “V”. A tomada de ar inferior, em forma de trapézio, tenta deixar o compacto com aspecto mais jovial. A inspiração óbvia é a quarta geração do Clio apresentada no Salão de Paris, duas à frente da nossa. O que não aplaca a tristeza de não ter o atual modelo francês em nosso mercado.
Na parte de trás as mudanças foram bem mais econômicas. As lanternas são iguais, apenas com nova disposição das luzes. Agora há aerofólio com brake-light e dois vincos horizontais na tampa. Por dentro, o quadro de instrumentos ficou igual ao de Logan e Sandero, com marcadores de nível de combustível e temperatura digitais (um tanto imprecisos), além do computador de bordo. O conta-giros tem quatro áreas demarcadas para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível.
Novo Renault Clio 2013 (Foto: Renault)

Aliás, economia foi o grande objetivo das mudanças mecânicas do carro, que inclui pneus de baixa resistência a rolagem. O motor tomou emprestadas as bielas e a bomba de óleo do motor 1.2 16V turbo usado na Europa, e teve a taxa de compressão alterada para 12:1 (era 10:1). Segundo a Renault, o propulsor recebeu 71 peças novas, como junta de cabeçote, borboleta de aceleração, injetores, coletor de admissão de ar e pistões (agora refrigerados por jato de óleo).
Ainda segundo a marca, o Clio passa a ser o modelo mais econômico da categoria, com etiqueta A do Inmetro, e já atende às normas de emissão que entram em vigor em 2015. Outra novidade são os kits visuais externos e internos, que deixam o carro mais jovial e com aparência menos espartana. Os preços dos kits ainda não foram revelados, mas a montadora promete valores bem acessíveis. A garantia de três anos está mantida, e agora as revisões têm preços fixos. Com tanta agressividade comercial, a empresa espera que as vendas do Clio cresçam 30% em 2012.
Novo Renault Clio 2013 (Foto: Renault)
 

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