VW MOSTRA NOVO SANTANA NA ALEMANHA
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O novo VW Santana já havia sido flagrado praticamente sem disfarces em
testes de rodagem. Mas a montadora o revelou por completo na noite de
ontem. Contrariando qualquer expectativa, ele não foi apresentado em
nenhum país emergente - nem na China, mercado onde será produzido pela
Shanghai Volkswagen Automotive. O grupo Volkswagen preferiu mostrar a
versão de produção em sua própria casa, na Alemanha - onde a primeira
unidade do carro foi produzida.
O sedã foi totalmente redesenhado para se adequar à nova linha de
estilo da VW. Com distância entre-eixos de 2,6 m e porta-malas de 480
litros, ele passa a contar com freios ABS, programa eletrônico de
estabilidade, ar-condicionado, teto solar elétrico, rodas de liga leve,
sensores de estacionamento e bancos de couro - que serão oferecidos como
itens de série ou opcionais, de acordo com a versão. Na China, três
configurações estão disponíveis Trendline, Comfortline e Highline.
O Santana poderá ser equipado com motor motores da família EA 211,
todos aspirados, com quatro-cilindros e 16 válvulas. O 1.4 tem 90 cv e
consumo médio de 16,9 km/l. Já o 1.6 entrega 110 cv e faz 16,6 km/l -
segundo dados da montadora.
Na China, o Santana já teve quase quatro milhões de unidades vendidas.
Ele foi lançado por lá na década de 1980, quando o grupo alemão começou a
atuar no país.
Santana volta ao Brasil
No começo de julho, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e
Social (BNDES) anunciou a liberação de R$ 342 milhões para a Volkswagen.
De acordo com a nota publicada no site do banco, os recursos serão
destinados ao desenvolvimento de um subcompacto (o up!) e de um sedã
médio, o que gerou várias especulações no mercado à época.
Agora elas acabaram. O novo sedã resgatará o nome Santana e será igual
ao das imagens. Autoesporte chegou a flagrar uma "mula" de Jetta, que
servia de testes para o modelo que a VW vai produzir em São Bernardo do
Campo (SP) a partir de 2014. Como as fotos mostram, especialmente a do
interior, não espere refinamentos - eles ficam por conta do VW Jetta
mexicano. O Santana irá brigar com os sedãs “mais-que-compactos”
Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena, Nissan Versa e Renault Logan, que
apresentam boa relação custo-espaço e economia em acabamento.
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