Carro voador ganha licença nos Estados Unidos Mas modelo, por enquanto, tem permissão apenas para rodar no chão

Da redação do portal do Automóvel
Terrafugia
Transition já tem permissão para rodar no chão; primeira unidade do carro voador será entregue no fim de 2012
Um automóvel que voa ainda parece muito distante da realidade. Mas nem tanto assim. Na última semana, a Terrafugia conseguiu permissão das autoridades norte-americanas para seu carro voador, o Transition, finalmente ganhar produção. Só que, por enquanto, o modelo – apresentado como protótipo em 2009 – poderá rodar apenas no chão.

A proibição para decolar, claro, tem suas razões. Por ser um carro e também um avião, o Transition tem especificações próprias. Para circular por ruas e estradas, por exemplo, o modelo teve de conseguir liberação junto ao NHTSA (National Highway Traffic Safety Agency), o órgão responsável pela segurança viária nos Estados Unidos. Motivo: o Transition usa janelas de policarbonato, para suportar possíveis impactos com pássaros.


Terrafugia
O "cockpit" do carro-avião tem volante e até os pedais do acelerador e do freio; alavanca à frente dos bancos é para levantar vôo

Terrafugia
Máxima do Transition na estrada é de 105 km/h
A Terrafugia explica que o vidro laminado dos automóveis convencionais pode reduzir muito a visibilidade do motorista caso seja trincado – fora o fato de serem mais pesados. Outro componente “diferenciado” é o jogo de pneus, desenvolvido especialmente para o carro voador poder trafegar normalmente por ruas e estradas e também aterrissar.

Apesar de ainda não ter permissão para voar, o Transition também já foi pré-aprovado pelo FAA (Federal Aviation Administration), órgão responsável pela aviação civil no país. A Terrafugia conseguiu enquadrar o modelo (650 kg) na categoria “aeronave esportiva leve”, apesar dos 50 kg a mais – aviões desse porte podem pesar no máximo 600 kg.


Terrafugia
O primeiro vôo do Transition, ainda como protótipo, foi realizado em 2009; modelo tem autonomia para voar 720 km
Primeira unidade será entregue em 2012

Após a liberação para rodar no chão, a Terrafugia promete finalmente dar início à produção do Transition. A primeira unidade deve ser entregue no segundo semestre de 2012 – a previsão inicial era para esse ano, mas problemas com fornecedores e componentes atrasaram o projeto. O preço? Elevados US$ 194 mil (R$ 303,4 mil).

Segundo a fabricante, o carro voador tem autonomia para voar 720 km a uma velocidade de 185 km/h – na estrada, a máxima é de 105 km/h. As asas retráteis levam 30 segundos para se abrirem ou se recolherem. E para “pilotar” o Transition, a Terrafugia diz que 20 horas de treinamento bastam. Resta saber apenas se a ficção se tornará realidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

toyota Corolla 2012

Towner 2011

A evolução do Fiat Premio