A Geração do Ford FIESTA

A crise do petróleo, em 1973, acelerou a necessidade mundial de se criar modelos compactos e mais econômicos. Assim, a Ford iniciou o desenvolvimento de um novo veículo, cujo protótipo inicial, conhecido como Bobcat, seria a bases do primeiro Fiesta. 

Em 1976 começa a ser oferecida no mercado europeu a primeira geração do compacto, que era então o primeiro modelo produzido na fábrica da Ford em Valência, Espanha. Logo depois sua produção foi iniciada também em Dagenham, na Inglaterra e em Colônia, na Alemanha. O sucesso foi tão grande que, em 1979, apenas três anos após o seu lançamento, as vendas já atingiam a marca de 1.000.000 unidades. Em 1981, três anos depois, o Fiesta já acumulava 2 milhões de unidades. vendidas Neste mesmo ano também foi lançada a clássica versão esportiva XR2. 

A segunda geração do Fiesta chega em 1983 com um visual mais "clean", claramente inspirado no Sierra. Nesta mesma época a versão XR2 voltou ainda mais potente, com aerofólio e transmissão de cinco velocidades. Em 1984 aparece o primeiro motor 1.3 litro a gasolina sem chumbo.

O ano de 1989 veria o nascimento da terceira geração do Fiesta, que também chegou à Argentina exportado da Espanha. Entre suas principais novidades se destacava a introdução de um motor a diesel e de airbag de série para o condutor a partir de 1994. 

A quarta geração do Fiesta fez a sua estreia europeia em 1996. Seu desenho somou linhas mais curvelíneas e superfícies em arco. A quarta geração também marca a introdução dos motores Zetec de 16 válvulas, além de outros componentes como ABS, controle de tração e airbag do passageiro de série. Esta geração foi a primeira a ser produzida no Brasil.

Entre 1999 e 2002, o Fiesta recebe um face-lift e passa a incorporar faróis inspirados na linguagem de design New Edge, até então visível nos modelos Ka e Focus. Desta versão foram criadas variantes sedã, furgão e pick-up do modelo.

A quinta geração do Fiesta, que surgiu na Europa em 2002, marca uma ruptura histórica do modelo. Além de mudar completamente seu visual, o compacto passa a adotar uma plataforma totalmente nova. A Ford passa então a produzir esta nova geração na fábrica de Camaçari, na Bahia. A partir desta versão surge no Brasil o EcoSport, pequeno utilitário esportivo criador de um nicho no mercado nacional. Em 2004, a linha foi ampliada com o lançamento simultâneo da nova versão sedã no Brasil e do motor 1.6 Flex. No ano seguinte, foram introduzidos os kits de personalização Trail e ST.

Em 2005 a Ford garantiu outra reestilização para um Fiesta apresentado no Salão de Frankfurt. A versão redesenhada chega no Mercosul apenas em 2007,  diferente tanto por dentro como fora da variante europeia. Em 2010 a quinta geração passa por uma nova reestilização no Brasil, ao mesmo tempo que o mundo recebe a futura geração.

O mais recente Fiesta, da sexta geração, é chamado por aqui de New Fiesta para não ser confundido com o modelo "baiano" - esta versão é fabricada no México. Seguidor da linguagem de conceito Kinetic Design, o modelo foi visto pela primeira vez em 2008, nos Estados Unidos, mas só chegou ao Brasil em 2010 na versão sedã - a hatch estreia ainda este ano. Esta geração também marca o retorno do Fiesta aos Estados Unidos, onde o modelo fez sucesso entre 1978 e 1981.


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