A Ford divulgou no Salão de Detroit a geração 2012 do Focus, que será vendida tanto no mercado norte-americano como na Europa. Além das novas linhas, que seguem o conceito Kinetic presente no Fiesta, o modelo estreará um novo propulsor 2.0 16V, que conta com injeção direta de combustível e comando de válvulas variável.
Conforme o
Portal do automóvel apurou com exclusividade, o modelo será lançado nos EUA no começo de 2011 e depois chegará aos mercados da Europa, Ásia e Brasil, com fabricação na Argentina e estreia no mercado nacional de 2012 em diante. Mark Fields, presidente da marca para as Américas, disse que "as operações no Brasil são muito importantes e vamos continuar olhando para esse mercado estratégico".
Dados de desempenho do Focus 2012 não estão disponíveis, mas a montadora afirma que o propulsor em questão produz 155 cavalos de potência, 20 kgfm de torque e é 10% mais econômico que a motorização atual. Uma versão com motor 1.4 turbo do veículo será disponibilizada após seu lançamento, previsto para o início de 2011. A nova geração do Focus também utiliza um inédito câmbio de dupla embreagem com 6 marchas, que reduz o consumo de combustível em 9%.
De acordo com a Ford, o modelo também terá uma versão elétrica nos EUA, inaugurando a atuação da marca nesse segmento em seu mercado local. A nova geração, segundo a empresa, possui novo conjunto de suspensão McPherson na dianteira e multilink na traseira. A plataforma é a mesma do Focus atual, mas a rigidez estrutural do novo Focus foi aumentada em 25%, o que, segundo a Ford, se reflete em maior estabilidade e melhor dirigibilidade.
Poucas informações sobre as versões do novo hatch e sedã da marca americana estão disponíveis, mas é informado que os modelos contarão com o sistema multimídia Sync, que, através de uma tela de 8”
touchscreen permite conectividade com o telefone via Bluethooth, além dos controles do rádio, sistema de navegação e ar-condicionado. A Ford também anuncia, em nota oficial, que os modelos contarão com câmera para auxiliar nas manobras de ré e que um sistema que controla eletronicamente a direção do automóvel para balizas, também em marcha ré, estará disponível.
Comentários