Ford Edge
Há exatamente dois anos a Ford iniciava a venda do crossover (mistura de SUV e sedã) Edge no Brasil. Em 2008, a novidade causou má impressão logo de cara: tinha preço inicial de R$ 149,7 mil. A estimativa de vendas da fabricante era de 250 unidades por mês, mas o modelo só conseguiu uma média de 100 modelos/mês durante 2009; neste ano, até novembro, o volume caiu quase pela metade, para 55 unidades ao mês.
A Ford entendeu o recado dos consumidores e três meses após a estreia da linha 2011 do Edge nos Estados unidos e Canadá, país onde o modelo é fabricado, traz a novidade ao mercado nacional, com equipamentos tecnológicos de última geração e mais itens de conforto e segurança por quase R$ 9 mil a menos. A nova linha começa em R$ 122.100 (SEL), R$ 8.850 mais em conta do que os R$ 130.950 da última atualização na tabela de preços do Edge anterior.
Carro familiar
O retoque no visual impressiona à primeira vista, com o capô mais alto e a grade cromada ainda maior, chegando a invadir o para-choque. Apesar da “cara” de mau, sob o capô -e também na cabine- é um carro com vocação extremamente familiar. O motor V6 3.5 recebeu 20 cavalos de potência extras (289 cv) ao mesmo tempo em que ganhou 50 kg na balança, o que continua deixando o carro um pouco amarrado nas acelerações e retomadas de velocidade.
Para animar os mais esportivos, a marca adotou na transmissão automática de seis velocidades a opção de trocas sequenciais que, por serem feitas por meio de botões, na manopla do câmbio, não empolgam muito. O que anima mesmo é a parafernália eletrônica que inclui o sistema My Ford Touch com duas telas de LCD configuráveis no quadro de instrumentos comandadas por botões no volante.
Em português, não
São tantas funções e informações que a fabricante agrupou os recursos e adotou cores diferentes para ajudar na assimilação. O sistema de entretenimento, que inclui o CD-player, USB, cartão de memória e entrada de vídeo, por exemplo, é mostrado em vermelho. O ar-condicionado, em azul; as ligações telefônicas, em amarelo, e a bússola e informações sobre o trajeto, ficam em verde. Há ainda a opção por comando de voz, mas o sistema exige que o motorista fale inglês, espanhol ou francês -não reconhece o português.
A vida a bordo também é muito prazerosa pela amplitude e o bom acabamento interno. Há espaço de sobra para cinco pessoas, que viajam confortavelmente e não precisam ser comedidas na hora de fazer as malas. São 909 litros de bagagem, que podem chegar a 1971 litros com os bancos traseiros rebatidos (eletricamente por meio de botões na parede lateral esquerda do porta-malas). A abertura e o fechamento do compartimento de bagagem também é elétrica.
A Ford entendeu o recado dos consumidores e três meses após a estreia da linha 2011 do Edge nos Estados unidos e Canadá, país onde o modelo é fabricado, traz a novidade ao mercado nacional, com equipamentos tecnológicos de última geração e mais itens de conforto e segurança por quase R$ 9 mil a menos. A nova linha começa em R$ 122.100 (SEL), R$ 8.850 mais em conta do que os R$ 130.950 da última atualização na tabela de preços do Edge anterior.
Carro familiar
O retoque no visual impressiona à primeira vista, com o capô mais alto e a grade cromada ainda maior, chegando a invadir o para-choque. Apesar da “cara” de mau, sob o capô -e também na cabine- é um carro com vocação extremamente familiar. O motor V6 3.5 recebeu 20 cavalos de potência extras (289 cv) ao mesmo tempo em que ganhou 50 kg na balança, o que continua deixando o carro um pouco amarrado nas acelerações e retomadas de velocidade.
Para animar os mais esportivos, a marca adotou na transmissão automática de seis velocidades a opção de trocas sequenciais que, por serem feitas por meio de botões, na manopla do câmbio, não empolgam muito. O que anima mesmo é a parafernália eletrônica que inclui o sistema My Ford Touch com duas telas de LCD configuráveis no quadro de instrumentos comandadas por botões no volante.
Em português, não
São tantas funções e informações que a fabricante agrupou os recursos e adotou cores diferentes para ajudar na assimilação. O sistema de entretenimento, que inclui o CD-player, USB, cartão de memória e entrada de vídeo, por exemplo, é mostrado em vermelho. O ar-condicionado, em azul; as ligações telefônicas, em amarelo, e a bússola e informações sobre o trajeto, ficam em verde. Há ainda a opção por comando de voz, mas o sistema exige que o motorista fale inglês, espanhol ou francês -não reconhece o português.
A vida a bordo também é muito prazerosa pela amplitude e o bom acabamento interno. Há espaço de sobra para cinco pessoas, que viajam confortavelmente e não precisam ser comedidas na hora de fazer as malas. São 909 litros de bagagem, que podem chegar a 1971 litros com os bancos traseiros rebatidos (eletricamente por meio de botões na parede lateral esquerda do porta-malas). A abertura e o fechamento do compartimento de bagagem também é elétrica.
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