Leitor flagra novo Golf no Brasil, que poderá ser nacional

Tonhares Bruno Leal Cunha Internauta, de Teresina (PI)
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Golf 7 é flagrado em Teresina, Piauí (Foto: Tonhares Bruno Leal Cunha / VC no AutoEsporte)Golf 7 é flagrado em Teresina, Piauí (Foto: Tonhares Bruno Leal Cunha / VC no AutoEsporte)

O leitor Tonhares Bruno Leal Cunha flagrou, no último dia 13, uma unidade da sétima geração do Golf em testes próximo a uma rodovia de Teresina, Piauí. O hatch era acompanhado por um modelo que, embora tenha o visual de um Passat Variant, pode ser a configuração perua do Golf, atualmente comercializada no Brasil como Jetta Variant, ou ainda a versão quatro portas do modelo.
Nota da redação: embora a Volkswagen fuja do tema, afirmando apenas que “ainda não existe nenhuma definição se o novo Golf será ou não comercializado no Brasil", a chegada da sétima geração do modelo ao Brasil é certa. A grande questão a ser respondida é por qual via o modelo vai desembarcar por aqui. Uma das possibilidades é a vinda do México, país que tem acordo bilateral com o Brasil – e que portanto livra os carros importados de lá do imposto de importação de 35% – e no qual o Golf já teve sua produção confirmada.
Ocorre que a cota de importação mexicana da Volkswagen  pode estar no limite, uma vez que de lá a marca já traz Jetta, Jetta Variant e Fusca.

“Mula” pode ser versão 4 portas ou perua (Foto: Tonhares Bruno Leal Cunha / VC no AutoEsporte) 
“Mula” pode ser versão 4 portas (Tonhares Bruno / VC no AE)
 
A via mais próxima da realidade, no entanto, é sua produção na planta de São José dos Pinhais (PR), onde o atual modelo (três gerações atrasado) é fabricado. A manufatura nacional tem mais probabilidade por contar com uma possível participação da Audi do Brasil: seu presidente, Leandro Radomile, já admitiu que as chances de o novo A3 sair de uma das fábricas da VW é grande. Vale lembrar que A3 e Golf, que recentemente avançaram uma geração, dividem a mesma plataforma MQB – o que viabiliza ainda mais uma produção conjunta.
Ter nacionalidade brasileira não seria estranho para o A3, que de 1999 a 2006 foi fabricado justamente na planta paranaense. O novo A3, por ora importado da Alemanha, chega ao mercado brasileiro no próximo mês; a data de estreia do Golf 7 por aqui segue indefinida.

Hatch passou para a 7ª geração em 2012; no Brasil, modelo está na 4ª (Foto: Tonhares Bruno Leal Cunha / VC no AutoEsporte)

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