Conheça o utilitário esportivo que a Hyundai prepara Marca quer criar seu EcoSport na faixa dos R$ 55 mil para lançar em 2013
portal do Automóvel
Na frente, grade em destaque e grandes faróis. Colunas dianteiras serão pretas, no estilo Kia Soul
Tarde de sexta-feira em São Paulo. Em grupos de 15 pessoas, convidados vão chegando a uma sala de um shopping da zona norte da cidade. Enquanto quatro orientais falam inglês num canto, os presentes assistem a imagens em 3D de um futuro “utilitário esportivo compacto”, nas palavras da empresa que organizava o evento – sem identificar de qual marca. Mas nossa fonte infiltrada sabia do que se tratava: “Era um Hyundai, o futuro jipinho derivado do projeto HB”.
A própria Hyundai já havia antecipado que a família HB seria composta de três modelos: um hatch, um sedã e um aventureiro. Só que até então os coreanos falavam em algo como o VW CrossFox, ou seja, um hatch maquiado de off-road. Mas a real é que a marca está desenvolvendo um modelo com vida própria, como o EcoSport está para o Fiesta. Não à toa, foram mostrados na clínica o próprio EcoSport e um CrossFox, além de um Mitsubishi ASX, modelo mais sofisticado.
Nesse tipo de pesquisa com consumidores, a marca pergunta mais do que fala. Por isso, os participantes foram questionados quanto ao preço que pagariam no modelo, com uma faixa de valores que começava em R$ 48 mil. Espere, porém, um preço superior: assim como a concorrência renovada que ele vai enfrentar na época do lançamento (novo EcoSport, Renault Duster e o Mini-Captiva da GM), o utilitário da Hyundai deverá custar em torno de R$ 55 mil. Será feito na fábrica que está sendo erguida em Piracicaba (SP), com chegada às lojas no final de 2013.
Porte compacto deixará o HB SUV abaixo do ix35. Lanternas invadirão tampa do porta-malas
Interior e versões
Além do visual externo, os slides revelaram também o interior do modelo. “Segue a linha atual da Hyundai, lembrando o painel do Elantra”, conta o informante. O console tem formato de “Y” e há dois porta-copos próximos da alavanca do freio de mão. O modelo apresentado era de câmbio manual, e tinha o mesmo volante do Elantra.
Nada foi dito sobre motores e versões, mas, segundo revelaram fontes ligadas à montadora coreana, o jipinho deverá usar o mesmo 1.6 16V flex do HB hatch, com opção de um mais potente (talvez o 1.8 16V do Elantra) numa versão topo de linha. A princípio, fala-se apenas em tração dianteira, deixando a 4x4 somente para o ix35. O Tucson tende a perder espaço para a novidade.
Uma das inspirações para o desenho do projeto será o Curb, conceito revelado pela Hyundai no Salão de Detroit deste ano.
Conceito Curb, exibido em Detroit, será inspiração no design do novo utilitário. Vinco e curva nas portas será marca
Comentários