Novo EcoSport começa em alerta e entra para quarentena!



Portal do Automóvel com apoio da Auto Esporte


Assim que entrou no Novo EcoSport, o editor Daniel Messeder estranhou a mensagem no display que fica no topo do console central: “Contr. arranque em subida não disponível“. Ele partiu para casa e quando desligou o veículo recebeu outra informação: “Controle de tração desativado“. Na manhã seguinte, antes de seguir para a redação, foi até a represa Billings para conhecer um pouco mais a versão 2.0 e aproveitar para produzir algumas fotos – notou que o ar-condicionado não funcionava direito e disse que o controle de estabilidade também não funcionava.



Depois de algumas voltas a mais com o Eco, percebemos que, apesar da mensagem, o assistente de partida em rampa atuava normalmente quando necessário. Imaginamos que se tratava de um problema eletrônico e, como o veículo ainda não chegou às ruas, procuramos a Ford. No dia seguinte, às 7h30, o assistente de teste, Alexandre Silvestre, levou o utilitário até São Bernardo do Campo (SP), na fábrica da montadora. A intenção era de que ele acompanhasse o serviço. Mas foi preciso aguardar do lado de fora. Às 10 horas o EcoSport foi devolvido com a explicação de que não havia nada de errado.



A Ford, através da assessoria de imprensa, diz que um técnico checou os sistemas do EcoSport a partir de um software e que nenhuma mensagem de erro apareceu. “Quando o carro é ligado, ainda está parado. Por isso a mensagem do controle de arranque em subida. Mas assim que entra em movimento, o sistema é acionado. No caso da mensagem sobre o controle de tração, também é normal que apareça quando o carro é desligado”, afirma a equipe de comunicação.
As mensagens não foram vistas em nenhuma das unidades 1.6 com as quais Autoesporte teve contato. Por que ela seria normal na configuração 2.0? A própria Ford não diz nada além do que já apontamos acima. De qualquer forma, não nos parece natural o aviso de que um sistema está indisponível, quando, na verdade, está em operação. Ainda mais porque, quando o carro começa a andar, não aprece qualquer aviso de que o sistema está funcionando.
No manual do proprietário, no capítulo sobre “mostradores e informações”, não há indicação de que essas duas mensagens possam ser mostradas. O assistente de partida em rampa faz com que o veículo permaneça parado de dois a três segundos depois que o pedal de freio for liberado. O livreto diz que ele é ativado automaticamente em qualquer aclive que possa fazer o EcoSport recuar de forma significativa – e, assim como o controle de tração, ele pode ser desativado no menu central.



Sobre o ar-condicionado, ele voltou a resfriar adequadamente o ambiente. Mas a Ford diz que também não mexeu em nada, apesar de as saídas de ar-condicionado estarem mal-encaixadas (o que não ocorria quando o carro saiu da redação). Não voltamos a sentir que o controle de estabilidade está inativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

toyota Corolla 2012

MB 710 Plus

A evolução do Fiat Premio