A evolução do Fiat Premio

O Prêmio é um sedan compacto da Fiat, derivado do Uno. Não foi necessariamente um campeão de vendas, assim como a Fiat Elba no Brasil, mas sim na Argentina. Em 1992, quando o Prêmio ia mal de vendas, eles pararam a fabricação no Brasil e começaram a importá-lo da Argentina, com outro nome, Fiat Duna, nada de diferente, só o nome, o Duna durou por três anos e então sua fabricação foi finalmente encerrada.

Devido a baixa venda a Fiat parou sua fabricação no Brasil.

        Um veículo sedan, econônico e prático, com um desempennho favorável ao proprietário. O Premio consolidou tempos e marcou época.

                                                                                                                                                                                                                                                 Com a vinda da tecnologia global seu design sobreu modificações e surgiram novas versões e novas carenagens.
O Fiat premio , para quem gosta ainda é um bom automóvel.






  Antes de mais nada, uma rápida explicação histórica: O Fiat Uno, o carro mais barato entre os zero km no Brasil, hoje só existe na sua versão 1.0, simples, formato "cascudo". Mas nos anos 80, ele era um carro "de ponta", popular, e possuía toda uma linha como qualquer carro popular no Brasil: tinha uma versão perua (chamada Elba), a versão picape (Fiorino), e até uma versão sedã - o saudoso Fiat Prêmio.

Eu tive um Fiat Prêmio 1.6. Basicamente, os Prêmios vinham com as mesmas motorizações do Uno, menos o 1.0 (o carro era pesado demais para esse motor).

O Prêmio possuía o maior porta-malas da categoria na sua época. Ainda hoje, faria bonito. Para se ter uma idéia, eu tive um Vectra, e o porta-malas dele era menor do que o do velho sedã quadradinho da Fiat.

O espaço para os passageiros também era muito bom. O banco de trás parecia um sofá, com muito espaço para as pernas. Como o carro tinha as portas muito finas, sobrava mais espaço na "largura", cabendo 3 pessoas gordas no banco traseiro sem problema algum.

Econômico, durável, e muito confortável, o Prêmio no entanto não foi um sucesso comercial. Em 1995, após 9 anos de produção, ele saiu de linha. Apenas 2 anos depois, a Fiat lançaria o Fiat Siena - que tinha a mesma proposta do Prêmio, o mesmo motor, menos espaço para bagagem, mas um desenho muito mais bonito.

Então, concluo que o problema do Prêmio era mesmo a aparência. Nada mais explica seu relativo fracasso de vendas.

Comentários

Daniel disse…
Muito boa a história do Fiat Prêmio.
Eu não sabia que esse carro passou a ser importado da Argentina com um outro nome, ou seja, o Duna.
Unknown disse…
eu fui mais rapido doque vcs!!!
eu tenho um fiat premio 1986 com a frente do uno 2006...hahahahaaa...
Unknown disse…
na minha opnião se tivessem produzido no modelo do uno 2006
Unknown disse…
teria ficado mais bonito!!!
Anônimo disse…
Eu tenho um Preminho 2 portas modelo 1990. Meu primeiro carro. Tirei carta a dois anos e ganhei de meu pai. Tenho certeza de que o dia que tiver que me desfazer dele, vou chorar bastante. Ele é um coice de forte e o porta-malas é realmente espetacular. Mas bebe que é uma beleza.
junior disse…
Tenho um Premio 92 argentino, anda q é uma bala, não me da dor de cabeça! difícil é vender sem arrependimento!! obs! também tenho um siena e um clio mas prefiro o premio ele é meu xodo!!
junior disse…
meu xodó tenho um siena e minha esposa um Clio mas premio 1.6 argentino é inestimável pense num carrinho bom difícil é a gente querer vender!!

Postagens mais visitadas deste blog

toyota Corolla 2012

MB 710 Plus