Brasil: VW Tiguan chega reestilizado por R$ 110 mil Mudanças visuais foram discretas, mas novos itens eletrônicos impressionam

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Visual atualizado deixa o Tiguan com a "feição" dos outros Volkswagen; leds nos faróis são opcionais

A Volkswagen do Brasil apresentou nesta quinta-feira (29) o crossover Tiguan reestilizado. O modelo recebeu poucas mudanças visuais, mas o bom reforço na eletrônica e o aumento no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) fizeram preço subir um pouco. A versão mais simples agora parte de R$ 110 mil. Visualmente, a grade frontal – inspirada na do "irmão" maior Touareg – exibe dois elementos horizontais duplos (cromados). Os faróis bixenônio (opcionais) são acompanhados de lanternas formadas por 14 leds.

A montadora também alterou o desenho do para-choque. Já as proteções laterais, na parte inferior das portas, ganharam traços retos e um friso cromado no topo. O modelo recebeu ainda novas rodas – aro 17 de série e 18 opcional. Na traseira, as lanternas assemelham-se às da perua SpaceFox. Os bancos de tecido trazem faixa central de alcântara. Couro é opcional. O visor colorido no quadro de instrumentos é outra novidade, além da tela touch screen, CD player para seis discos e Bluetooth. O GPS é opcional.


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Rodas de liga leve aro 18 são opcionais; novas lanternas ficaram parecidas com as da perua SpaceFox
 
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Partida agora é feita por botão no painel

No breve contato com o crossover, ele mostrou que suas qualidades dinâmicas continuam em forma. O motor 2.0 TSI (com turbo e injeção direta de gasolina) gera 200 cv e 28,5 kgfm de torque. E tem a boa companhia da transmissão Tiptronic de seis marchas – com alavancas no volante. O bom torque em baixas rotações faz o modelo ganhar velocidade com rapidez. O equilíbrio é garantido pelos controles de tração e estabilidade (ASR/ESP), além da tração integral permanente. Segundo a marca, o Tiguan atinge 207 km/h e vai a 100 km/h em 8,5 segundos.

Entre outros destaques, o crossover também ganhou acionamento do motor sem uso da chave (Keyless), sistema auto hold (que mantém o carro parado em ladeiras) e o Park Assist II – agora o modelo executa manobras para estacionar em vagas perpendiculares, e não apenas em vagas paralelas. O detector de fadiga também é novidade: ele compara a forma como o condutor está dirigindo com os 15 minutos iniciais da viagem. Se detectar indícios de sonolência, o sistema emite um alerta sonoro para avisar que é hora de fazer um pitstop. (Colaborou Diogo de Oliveira)


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Dados da fábrica indicam máxima de 207 km/h e aceleração de zero a 100 km/h em bons 8,5 segundos
 
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Motor 2.0 TSI de injeção direta e turboalimentado gera 200 cv e um torque de 28,5 kgfm

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